domingo, 13 de outubro de 2013

DISCURSO DO COMANDANTE DO 36º BPM/I POR OCASIÃO DE SUA POSSE OFICIAL NO COMANDO DA UNIDADE



Senhoras e senhores, Bom dia!


Com imensa alegria e motivação assumi de fato desde o dia 19 de junho próximo passado o comando do 36º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede nesta cidade e agora, formalmente, recebo, com enorme orgulho, o comando desta tradicional Unidade da Polícia Militar.

O Trigésimo Sexto é o primeiro Batalhão que comando em minha trajetória de mais de 28 anos de serviço prestados à sociedade paulista por meio da Polícia Militar e representa um sonho que comecei a projetar ainda nos idos de 1985, quando ingressei na amada Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

O comando de um Batalhão não é uma tarefa simples nem fácil, mas exige de que ocupa tão importante função, dedicação intensa que propicie um adequado gerenciamento de pessoas, recursos materiais e de métodos de trabalho, que devem repercutir na geração de sensação de segurança à comunidade.

A doutrina nos ensina que os principais objetivos da Polícia, entendidos no sentido lato, devem ser o de proteger as pessoas, fazer cumprir as leis, combater o crime e manter ou preservar a ordem pública.

Ao longo destes quase quatro primeiros meses de trabalho tenho procurado, de forma incansável, aproximar a Polícia Militar das comunidades de Limeira, Araras, Pirassununga, Leme, Cordeirópolis, Iracemápolis, Conchal e Santa Cruz da Conceição, cidades onde nos representamos, de tal forma a fazer com que a sociedade se aproprie da Instituição, concebendo-a com sua de fato e de direito, e seja por ela atendida nos seus anseios por segurança pública. Buscamos priorizar o papel de agente protetor da Polícia, o que se alinha com a filosofia de polícia comunitária.

Os Conselhos Comunitários de Segurança, neste contexto, tem um papel fundamental e, por esta razão, aproximamo-nos deste fórum, criando o Conselho de Presidentes e Secretários de Conseg´s, com o objetivo de qualificar as discussões internas no órgão.

As dificuldades não são poucas, mas devo dizer que encontro nos meus colaboradores, soldados, cabos, sargentos e oficiais, profissionais motivados, dedicados e vocacionados que tem trabalhado com afinco produzindo resultados satisfatórios, sintetizados na diminuição dos índices de criminalidade e no aumento dos indicadores de produtividade, já visivelmente observados no curto espaço de tempo.

Não nos esquecemos da experiência e do conhecimento dos nossos antecessores, comandantes do Batalhão, que dirigiram os destinos da Unidade até agora e, temos nos beneficiado de suas expertises no Conselho de comandantes de Batalhão, também criado nesta minha curta gestão. Muito obrigado comandantes pelas orientações que muito tem auxiliado meu comando!

Tenho por certo que a busca de parcerias é de fundamental importância para a promoção da segurança pública e, neste sentido, quero deixar registrado o apoio que tenho recebido dos representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário em todas as comarcas da área sob meu comando.

Menor não tem sido o apoio que me é ofertado pela coirmã, Polícia Civil, pelo que registro meus agradecimentos à maior autoridade da Instituição na região, Doutor José Henrique Ventura.

Aos Prefeitos e Vereadores das cidades que compõe a área, também devo prestar homenagens e sinais de respeito, pela forma sempre acolhedora que me destinam e pela ajuda incondicional que me tem sido dada.

Entendo que a integração de forças é de fundamental importância: à sociedade não importa qual o uniforme ou a sua cor, o que ela quer é segurança pública e paz social. Trabalharemos, em união de forças, com as demais polícias e Guardas Municipais, tudo com o objetivo de prover as necessidades da sociedade em termos de segurança e buscando, incansavelmente, a implantação de uma cultura de paz.

Os programas de responsabilidade social, como o Proerd e os Jovens Brasileiros em Ação, serão uma prioridade em meu comando: deverão ser ampliados e estendidos para todas as escolas públicas da região.

Por fim, registro os meus agradecimentos: inicialmente a Deus, que me permitiu o dom da vida e me garante saúde para exercer a tão honrosa missão de comandar o 36º Batalhão de Polícia Militar do Interior.

Agradeço a minha família que tem sido o alicerce e conforto em minha vida.

Agradeço de forma especial ao meu pai, o veterano Sargento Antonio de Aquino Figueiredo, que ainda Soldado, foi a minha principal inspiração para seguir a carreira policial-militar.

Agradeço à Polícia Militar do Estado de São Paulo, Instituição quase duocentenária, que presta revelantes serviços à comunidade paulista desde 1831 e que me recebeu, no Portão das Armas da Academia de Polícia Militar do Barro Branco no dia 04 de fevereiro de 1985 e, desde então, despertou em mim o amor por servir!

Agradeço ao Comandante da Polícia Militar, Excelentíssimo Senhor Coronel PM Benedito Roberto Meira, responsável pela minha promoção ao Posto de Tenente Coronel, que me possibilitou assumir a função de comandante do Batalhão.

Agradeço, também de forma destacada, ao Coronel PM Cesar Branco de Araújo, meu comandante imediato, que desde o primeiro dia em que lhe comuniquei que almejava comandar este Batalhão me deu apoio incondicional e assim tem sido desde então.

Finalmente agradeço a esta tradicional Unidade da Polícia Militar, o 36º BPM/I, humanizado nas pessoas que aqui servem, oficiais e praças, e que hoje comemora seu 24º ano de criação. Não tenho a menor dúvida que as experiências que estou vivenciando aqui em Limeira e região marcarão para sempre a minha história e daqui levarei, no dia em que a partir, as mais belas recordações.


Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário